Obras viárias que contemplam a execução de vias ao lado do
canal, entre a av. Guido Caloi e r. Daniel Klein, já em construção, com
previsão de entrega para junho deste ano.
O empreendimento denominado Ponte Baixa situa-se na região
do M’Boi Mirim, zona sul da cidade e recebeu Licença Ambiental de Instalação -
LAI em janeiro de 2013.
Em fevereiro de 2013 a Secretaria de Infraestrutura Urbana e
Obras, SIURB, iniciou o primeiro trecho das obras de canalização, que tem cerca
de 800 metros ,
entre o canal da Represa Guarapiranga até a rua Frederico Grotte. Além da
canalização está em andamento a construção do trevo da avenida Guido Caloi,
sentido bairro/centro com 513 metros, e no sentido centro/bairro com 316 metros ; e a
construção dos dois primeiros viadutos do sistema viário da obra.
O viaduto 2 está com fundações concluídas, pilares, e no
momento, os operários estão concretando o tabuleiro, ou seja, a base das
pistas. Já o viaduto 3 está em fase de execução dos pilares, e com as fundações
concluídas. Estes dois viadutos farão a ligação viária da nova via com
a avenida Guido Caloi. Hoje, a obra tem 400 funcionários diretos.
Há mais de 40 anos que a população aguarda a realização
dessa obra que deverá beneficiar cerca de 550 mil pessoas. A área da bacia
hidrográfica do córrego Ponte Baixa é de aproximadamente 6,7 km², ou seja, 670 hectares . O
córrego, que desemboca no canal Guarapiranga, sofre com a poluição e
assoreamentos, e em época de chuvas transborda em vários pontos.
Esse conjunto de obras engloba a canalização; a construção
de reservatório; vias de fundo de vale; e interligação viária por intermédio de
três viadutos.
A estrada do M'Boi Mirim é o principal eixo viário de acesso
à região de Santo Amaro pelos moradores do Jardim São Luís, do Jardim Ângela e
de parte de municípios como Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra. O trânsito na
estrada do M'Boi Mirim é diretamente afetado pelas cheias dos córregos Ponte
Baixa e Jardim Letícia, que reduzem a velocidade do tráfego e produzem
congestionamentos. Além disto existem famílias que vivem em situação de risco
dentro da área do projeto que serão reassentadas ou terão suas moradias
readequadas, dependendo do caso específico de cada unidade familiar.
As vias previstas no projeto irão desafogar o tráfego da
estrada do M'Boi Mirim e melhorar a mobilidade da região.
Córrego Ponte Baixa e piscinão
A canalização do córrego Ponte Baixa, desde o canal do Guarapiranga até a estrada M’ Boi Mirim, totalizará cerca de3 quilômetros ,
atendendo os bairros de Jardim Mazza, Jardim Klein, Jardim Guarujá, Jardim
Letícia, Jardim Novo Santo Amaro, Jardim Vergueiro, e Jardim São Luis.
A canalização do córrego Ponte Baixa, desde o canal do Guarapiranga até a estrada M’ Boi Mirim, totalizará cerca de
O córrego Ponte Baixa está sendo ampliado de 4 metros de largura, para 16,5 metros de largura,
com trechos em canal aberto e outros em galerias retangulares fechadas, que tem
3,5 metros
de altura. Isto significa um aumento de vazão de quatro vezes a capacidade. O
futuro reservatório de regularização de vazão, localizado na altura da avenida
Inácio Dias da Silva, terá capacidade de reservação de 15.000 m³ , ou 15 milhões
de litros.
Sistema Viário e viadutos de interligação
Obras viárias que contemplam a execução de vias ao lado do canal, com ciclovias
e áreas verdes, entre a av. Guido Caloi e r. Daniel Klein, em um trecho de
aproximadamente 3 km ;
três viadutos de interligação, sendo dois na ligação com a av. Guido Caloi (já em
construção) e um no início do trecho na ligação com av. M’boi Mirim com
extensões de 512 m ,
315 m e 372 m , respectivamente.
Córrego Jardim Letícia
O córrego Jardim Letícia, afluente da margem esquerda do Ponte Baixa, será
canalizado em uma extensão de 900 metros . Ao longo da canalização está
prevista a implantação de um parque linear para conservação das margens e
recuperação da área de preservação permanente do córrego e a criação de uma
área verde.
O empreendimento está incluído no Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, do qual receberá R$ 284 milhões. Este
ano já foram liberados ¼ do valor. A obra irá custar cerca de R$ 400 milhões e
a Prefeitura de São Paulo arcará com R$ 116 milhões. O contrato foi assinado em
18 de fevereiro de 2013 com o consórcio Camargo Correa/Mendes Júnior. O prazo
de execução é de 36 meses, ou seja, a conclusão está prevista para o final de
2015.
Fotos: Márcia Brasil
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