M` Boi Mirim

M` Boi Mirim

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Prefeito entrega viaduto na Guido Caloi

 Visitem: http://infranews.blog.br/2014/07/08/prefeito-entrega-viaduto-na-guido-caloi/

As obras do Complexo Viário do Córrego Ponte Baixa começam a dar sinais de finalização. Na quarta-feira, dia 2, o prefeito da capital Fernando Haddad (PT) inaugurou uma primeira parte das obras, com a entrega da nova via -ainda incompleta- em sentido centro, mais a alça do novo viaduto, de 340 metros de extensão, em mesmo sentido.
O projeto do Córrego Ponte Baixa é antigo e contempla a canalização dos córregos Ponte Baixa e Jardim Letícia, que costumam provocar fortes alagamentos na região do M’Boi Mirim e Jardim São Luís. Junto a isso, prospecta a abertura de avenida (tipo fundo de vale, junto ao córrego canalizado), para servir de alternativa ao trânsito intenso da estrada do M’Boi Mirim. Desse modo, a nova via deve funcionar aos mesmos moldes da avenida Carlos Caldeira Filho em relação à estrada de Itapecerica, na região do Capão Redondo. O trajeto completo da nova via segue da rua Daniel Klein, no Parque Figueira Grande, até a avenida Guido Caloi, onde um complexo de viadutos dará vazão ao fluxo sem necessidade de semáforos.
Esse é o trecho inaugurado por Haddad, justo o mais adiantado. Ao trajeto equivalente de um quarteirão, novos viários se iniciam junto ao cruzamento com a rua Frederico Grotte, uma estreita via local, e partem para a avenida Guido Caloi. As obras já estão abertas ao tráfego, mas registram pequena passagem de veículos. Neste momento beneficia-se usuários da FATEC Zona Sul, que se localiza justo ao término do viaduto novo. A nova via é composta por três faixas de rolamento, fiação subterrânea e espaço reservado a bicicletas junto à calçada.
A pista sentido bairro e o viaduto que parte da Guido Caloi sentido Transamérica para a nova via ainda estão em obras, assim como o trecho pós rua Frederico Grotte, ainda em processo de terraplanagem e abertura de leito. A previsão de liberação de novo trecho é dezembro deste ano. Mas a avenida deve continuar com obras por mais tempo. O valor total empregado na obra é de R$ 500 milhões, sendo R$ 326 milhões provenientes do PAC 2 – Plano de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.


 Avenida Luiz Gushiken

A via recém inaugurada -e a parte que ainda há de ser feita- deverá receber o nome do ex-ministro da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, e ex-deputado federal, Luiz Gushiken, falecido em setembro de 2013. Gushiken foi também um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores – PT e dirigente da CUT – Central Única dos Trabalhadores. Teve seu nome envolvido no caso do Mensalão, acusado de peculato (crime de servidor contra a administração pública) mas acabou absolvido por falta de provas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O projeto de nomeação é do vereador Antonio Donato (PT) e já passou por primeira aprovação na Câmara Municipal. O projeto chegou a ser negociado quanto a nova apreciação dos vereadores, pelo prefeito Fernando Haddad , em troca da proposta de decreto de feriado na capital em dias de jogos na Copa. O projeto, por razão de quórum, foi rejeitado, fazendo com que o prefeito decretasse o rodízio estendido e negociasse a saída escalonada de trabalhadores junto a associações comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário