M` Boi Mirim

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sexta-feira, 13 de março de 2015

Metrô até o NOVO Terminal Jardim Ângela

O governador afirmou que irá a Brasília ainda nesta semana para apresentar um projeto para a construção de mais três novas estações elevadas da Linha 5-Lilás, ligando o Capão Redondo até o Jardim Ângela, que terá 3,7 km de extensão. Segundo ele, o governo federal possui R$ 50 bilhões disponíveis para obras de mobilidade urbana e, caso ele não consiga parte do recurso necessário, o total é estimado em cerca de R$ 2 bilhões, tentará um financiamento.
De acordo com o secretário Jurandir Fernandes, as novas estações serão construídas como obras públicas. “A Linha 5, como ela já está operando, não convém você fazer uma PPP [Parceria Público Privada], com capital privado. É bom continuar de uma vez, toda ela, como sendo uma obra operada e construída pelo Metrô”, justificou.
O Metrô de São Paulo possui quatro linhas com estações sendo construídas: a Linha-5 (Largo Treze até Chacará Klabin), Linha 4 (Luz até a Vila Sônia) que tem 5 estações em obra, os monotrilhos da Linha 15-Prata (Vila Prudente até Cidade Tiradentes) e Linha 17-Ouro, que vai ligar a estação Jabaquara à estação São Paulo/Morumbi do Metrô, passando pelo Aeroporto de Congonhas.
Tatuzão
O megatatuzão, que será usado nas escavações da Linha 5-Lilás, pesando 1,5 mil toneladas e mais de 10 metros de diâmetros, passará a operar em agosto. A roda de corte, ou shield, como é conhecida, foi introduzida no poço nesta segunda e será montada em até 45 dias. Outros dois tatuzões com diâmetro menor entram em operação até setembro. Os três equipamentos serão usados para perfurar túneis simultaneamente, mas passarão a operar com um mês de diferença.
“As duas [escavadeiras] pequenas, apesar de elas estarem portadas na mesma fonte, ao chegarem aqui [poço Bandeirantes] elas têm que sair com um mês de intervalo. Não dá para cavar as duas em paralelo por questão de segurança. Então uma sai na frente e outra sai um mês atrás”, afirmou o secretário de Transportes.


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