M` Boi Mirim

M` Boi Mirim

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Edital da licitação pode sair esta semana

Haddad diz que edital de licitação de ônibus será publicado nesta semana

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse durante transmissão ao vivo pela internet nesta terça-feira (13) que o novo edital de licitação para ônibus será publicado até o fim desta semana. Ele pontuou que o Tribunal de Contas poderá pedir um prazo extra para analisar os documentos da concorrência e que "essa licitação exige a paciência devida, porque é um contrato de 20 anos".
 
 
Neste ano, a Prefeitura realizou uma consulta pública para colher informações e sugestões antes da publicação do edital. As licitações serão realizadas na modalidade concorrência, do tipo menor valor da tarifa de remuneração, para exploração, mediante concessão. A licitação vai reorganizar completamente o serviço de ônibus da cidade pelos próximos 20 anos e trará alterações para os cerca de 10 milhões de passageiros que usam o serviço todos os dias.
 
Em sua entrevista online nesta terça, o prefeito disse que o "edital traz muitas inovações" e que o sistema será informatizado, com acompanhamento da frequência dos ônibus pela Prefeitura por meio de GPS. Ele também afirmou que o acesso a wi-fi dentro dos veículos, a implementação de ar-condicionado e outras mudanças foram debatidas.
Haddad também afirmou que "o sistema de onibus é sobrecarregado pela falta de metrô" e que "o metrô caminha a passos mais lentos". Como forma de diminuir a sobrecarga, o prefeito apontou como soluções a implementação dos corredores de ônibus e a utilização de veículos superarticulados.
No último dia 6 de outubro, o prefeito já havia realizado a primeira transmissão ao vivo por meio do canal "Pergunte ao Prefeito", no Youtube. Na primeira sessão de perguntas dos internautas, Haddad falou sobre a futura decisão do Uber, divulgada na última quinta-feira (8).

Divisão das linhas
As empresas que serão contratadas na nova licitação terão de oferecer linhas estruturais, regionais e locais. Já a cidade, que hoje é dividida em nove áreas que têm como marca uma determinada cor nos ônibus, passará a ter diferentes configurações dependendo do tipo de linha.

A rede “estrutural” será responsável por linhas que ocuparão as maiores avenidas da cidade e que ligarão os bairros da cidade e vão conectar a periferia ao Centro. Elas ocuparão, por exemplo, os grandes corredores de ônibus da cidade, como o das avenidas Santo Amaro e Nove de Julho. Neste serviço, a cidade estará dividida em quatro grandes regiões (Leste, Oeste, Norte e Sul). Essas regiões agrupam os 20 setores nos quais a cidade foi dividida para a licitação.
A cidade terá também uma rede que será chamada de “articulação regional”, que vai ligar bairros e centralidades de interesse regional e ainda bairros ao Centro sem passar pelas grandes avenidas do município. Além disso, uma rede de distribuição local atenderá a população nas ruas menores dentro dos bairros.
O projeto prevê aumentar a oferta de viagens em 24% e o número de assentos disponíveis em 13%. A cidade deve ganhar um número maior de ônibus de grande porte que circularão por faixas exclusivas e corredores. Linhas locais saindo dos bairros vão alimentar o sistema.
Tudo será controlado eletronicamente por dispositivos instalados nos ônibus e por um centro de controle (CCO) a ser construído pelas empresas. As ganhadoras da licitação serão aquelas que se propuserem a trabalhar com a menor taxa de retorno.
Embora não tenha todos os corredores exclusivos previstos prontos, a Prefeitura afirma que as faixas exclusivas já garantem velocidade acima de 20 km/h. As empresas ganhadoras da licitação também terão direito a ficar com as garagens hoje existentes desapropriadas pela Prefeitura. No total, a Prefeitura de São Paulo vai licitar 27 lotes para a iniciativa privada. Empresas estrangeiras poderão participar da disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário