Eu não concordo, pois isso não justifica na qualidade do Transporte!
ADAMO BAZANI
Apesar de toda a propaganda da prefeitura em torno da licitação dos
transportes, que entre outras promessas diz que haverá qualificação da
frota, em boa parte da cidade a realidade de ônibus com piso alto,
degraus (mesmo com elevador) e motor dianteiro vai durar por um bom
tempo, em especial na periferia.
Em entrevista ao jornalista Vinícius França, da Rádio Estadão, o
presidente do SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo
Urbano de Passageiros de São Paulo, Francisco Christovam, disse que a
topografia e as condições das vias na cidade impedem a colocação de mais
veículos dotados de maior qualidade, com suspensão a ar, motor traseiro
e piso baixo.
O dirigente fez referências positivas ao modelo “superarticulado” ,
modelo de ônibus de 23 metros com maior capacidade de transportes e que
possui itens de tecnologia. Os mais recentes superarticulados incluídos
no sistema possuem ar-condicionado e wi-fi, por exemplo.
A licitação dos transportes na cidade, além de propor uma readequação
de linhas, com eliminação de sobreposições e criação de grupos de
serviços, como o estrutural, que vai contemplar os ônibus de maior
porte, deve alterar parte do perfil da frota da cidade.
A previsão é que dos atuais 700 superarticulados, a frota suba para 2
mil 500 até 2017 e que mais midibus, os micrões, substituam os micros.
Confira a entrevista no link:
http://radio.estadao.com.br/audios/detalhe/radio-estadao,spurbanuss-admite-que-mas-condicoes-das-ruas-impedem-que-onibus-novos-circulem-na-periferia,463333
Apesar dos avanços dos ônibus com motor dianteiro no mercado, os
veículos não podem ser comparados aos modelos com propulsores centrais
ou traseiros. Já os elevadores, não oferecem total acessibilidade para
os passageiros. Os equipamentos são destinados a cadeira de rodas. Mas
pessoas que possuem dificuldades de locomoção e que não usam cadeira de
rodas, como idosos, portadores de deficiência visual, gestantes e quem
está se recuperando de cirurgia, ainda precisam enfrentar os degraus dos
veículos. Já os ônibus de piso baixo com rampa são considerados mais
adequados.
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